Cá entre nós, essa história de Home Office parece ter vindo pra ficar, não é mesmo? Não apenas por conta das medidas de isolamento, mas porque as empresas realmente começaram a perceber que não há necessidade de um funcionário ocupar um espaço no escritório todos os dias da semana.
Isso não é novidade pra mim. Trabalhando com Segurança do Trabalho por 7 anos em Londres, posso te garantir que essa já era uma ideia do governo inglês há tempos. Por Londres ser uma cidade pequena, e o número de habitantes subir todo ano drasticamente, o governo estava começando a tomar medidas para que as empresas alugassem menos espaço empresarial, permitindo que seus funcionários trabalhassem de casa, fazendo uma escala de revezamento diária e compartilhando a mesa em dias diferentes (ex: John trabalha na mesa 1 do escritório segunda e quarta e Mary terça e quinta na mesma mesa).
E, com isso, precisamos refletir sobre a nossa produtividade dentro de casa. Sem um chefe fungando na nossa orelha e outros colegas de trabalho para socializar, acabamos em um espiral onde, das duas uma: ou não somos produtivos o suficiente, ou nossa produtividade aumenta de tal forma que se torna prejudicial.
Independente de qual for a sua situação atual, decidi lhe passar 5 maneiras de aumentar ou equilibrar sua produtividade no Home Office. Equilibrar? Sim! Pra quem está trabalhando mais do que deveria, é preciso um equilíbrio, ou acaba se tornando ruim pra nossa vida e até mesmo pra nossa saúde.
1. Mantenha sua rotina
Como era sua rotina antes de começar o home office? Qual o horário que você acordava? Você tomava café em casa ou no escritório? Você lia um livro no caminho pro trabalho? Você fazia exercício no horário do almoço? Se você parar agora pra perceber os pequenos detalhes da sua rotina quando você estava saindo para trabalhar, o que é diferente?
É importante manter a sua rotina diária mesmo trabalhando dentro de casa. Se você costumava ler um livro indo ao trabalho, sente-se e leia um livro pela mesma quantidade de tempo sentada no sofá. Se você fazia exercícios no almoço, continue fazendo isso. Se você deixava todos os snacks e comidas do dia seguinte pro trabalho prontos na geladeira a noite anterior, continue fazendo isso! A ideia aqui é manter o máximo da sua rotina, pra que a sua vida encontre o equilíbrio que merece.
Anote tudo em um caderno, pra você não se perder nos pensamentos, pois a tendência aqui, é ter muita coisa passando batido, e que deveria ser feito.
E antes que você fale “eu fazia caminhadas no parque e agora não posso fazer isso” ou “eu ia a academia e ainda está fechada”, vou te pedir um favorzão: para de focar no problema e gere uma solução. Ok, não posso caminhar no parque, o que eu posso fazer ao invés disso? Tem algum aeróbico que eu posso fazer da sala da minha casa? Uma grande quantidade de personal trainers pelo mundo estão fazendo aulas online, e muitas focam em aeróbicos simples, que dá pra fazer em casa, sem nenhum equipamento de academia.
Se você comprava o café na estação do metrô/trem, engole a seco e bebe o cafezinho de casa mesmo, mas simulando os mesmos horários. O negócio é manter o máximo da rotina anterior, mesmo que você precise ajustá-la um pouco.
E o horário de acordar é importante aqui também. Se você acordava as 6:30h da manhã pra ir trabalhar, siga esse horário. Você estar em casa não te dá aval pra acordar mais tarde. Se você tinha todo um ritual da manhã pra ir trabalhar, continue fazendo ele, e preencha a sua manhã com coisas que você fazia ao ir para o trabalho.
2. Se arrume e vá pro seu cantinho do trabalho.
A tendência do Home Office é: “vou me arrumar pra quê se eu vou trabalhar de casa?” Eu sei disso porque eu pensava isso no início da minha vida de home office. E hoje eu vejo como a minha produtividade caiu na época que eu não me arrumava diariamente.
E, por se arrumar, eu to falando, se arrumar arrumar mesmo. Colocar a roupa que você usaria pro seu trabalho. Era vestidinho? Coloca o vestidinho. Era blusa e calça social? Coloca a blusa e a calça social. Eu já sei o que você está pensando “Mas, Rach, pra ficar em casa?”. Sim! Pra ficar em casa, porém, NO TRABALHO. Colocar a roupa específica pro trabalho faz com que seu cérebro associe o uso da roupa com o horário de trabalho, e vai te dar uma noção melhor de quando você está trabalhando e quando você está descansando. (Olha o alerta pra quem sente que tá trabalhando demais!!!)
Lembre-se: você está em casa, e, por conta disso, os horários podem confundir você. É preciso estabelecer um limite e a roupa de trabalho gera uma porcentagem desse limite.
E ó, nada de colocar só a blusa, e a parte de baixo ser roupa de ficar em casa (William Bonner feelings). O lance é se arrumar total. A única coisa que eu não coloco é sapato, e é porque eu não coloco sapato em casa. SÓ. O resto, da cabeça aos tornozelo, estou arrumada. Com brinco, pulseira, relógio, e o que for. Até maquiagem você deve passar se era isso que você fazia! Conheço pessoas que passam até perfume.
Faça isso e aumente sua produtividade e sua autoestima. Estar desarrumado todos os dias em casa é um porre. Dar um UP no visual também vai te ajudar a se sentir melhor. Fora que, se seu chefe, de repente, decide bater um papo por vídeo, você tá lá, prontíssima!
E crie o cantinho do trabalho. Se possível, uma mesa e cadeira. Sei que é difícil pois nem sempre temos esse espaço todo no exterior (casas minúsculas, lembro bem!). Mas é ideal que você designe um espaço pra trabalhar. No horário de trabalho, é ali que você fica! E evite ficar sentado na sua cama, ou no sofá da sala. O ideal é a mesa e a cadeira, até por conta da sua postura. É prejudicial pra sua coluna e pro seu corpo sentar errado. A maioria das empresas no exterior proporcionam no mínimo uma cadeira pra você trabalhar de casa. Que tal falar com o seu chefe sobre essa possibilidade já que você está trabalhando de casa agora? (Eu sei disso pois eu comprava as cadeiras pra galera do home office, então, fica a dica!).
3. Planejamento é essencial!
Fala sério comigo agora, você se planeja? Se planeja DE VERDADE? Tô falando sobre anotar todas as suas tarefas em um canto (aplicativo, papel, planilha no excel) e colocar um horário para cada tarefa.
Se você não está fazendo isso, das duas uma, ou você trabalha demais ou você trabalha de menos. Não tem meio termo porque o meio termo vem com o planejamento.
Então é ideal que você estabeleça suas tarefas semanais e separe-as diariamente, colocando um horário pra cada uma delas.
Aqui, também é importante planejar o horário específico para começar e terminar de trabalhar. Isso e o uso da roupa de trabalho diariamente, vão fazer uma puta diferença na tua produtividade.
E, é aquilo, começou uma tarefa e bateu o horário de trabalho, e vai trabalhar mais uns 20min pra acabar, que lindo! Se não, deixa pro dia seguinte.
Aliás, aqui, vou compartilhar um segredo DE OURO! Anota que a dica é boa!!! A última tarefa do seu dia precisa ser iniciada no máximo 1h antes do fim do seu dia de trabalho. Qualquer coisa depois disso, provavelmente, não vai dar tempo de ser feita até o fim do expediente, o que faz com que você acabe trabalhando mais do que o necessário. Então, na hora de escolher suas tarefas e planejar seu dia, faça isso de forma estratégica.
E lembre-se de reservar 15min diariamente no final do dia para planejar o dia seguinte. Muitas pessoas planejam o dia de manhã, e isso não faz sentido algum. A melhor coisa é já saber o que tem pra fazer no outro dia, até pra saber o horário que você deve acordar, e o horário que você precisa estar no trabalho. Imagina tem uma reunião no dia seguinte as 9h da manhã e você esquece por falta de planejamento?!
4. Quais suas distrações?
Colocar a roupa pra lavar, dar uma cozinhada rápida ou a televisão ligada, tudo isso são distrações no seu dia em casa. São coisas que, quando estamos em um escritório, não percebemos, mas que estão lá, em casa, nos esperando. Como agora o escritório é em casa, a gente acaba querendo fazer essas coisas básicas e acabamos distraídos.
Não faça nada relativo a sua casa no horário de trabalho. Programe-se pra fazer antes ou depois do expediente. Simples assim.
E o celular? Ah! Esse, sem dúvida, é a maior distração. Pra ele, eu sugiro manter distância completa, modo silencioso, em outro cômodo, durante suas tarefas, e colocando horários específicos dentro do seu planejamento pra checar o celular e passar um tempo nele.
Evite de ficar lendo notícias e vendo o Instagram. Já é um mal até mesmo dentro do escritório, com seu chefe por perto, imagina trabalhando em casa sem supervisão? Esteja atento aos males que o celular pode causar e bloqueie o uso ao máximo, isso vai aumentar sua produtividade, e também te ajudar a trabalhar menos horas, pois, com o celular longe, sua produtividade está focada no horário de trabalho, e o celular não te distrai, consumindo algumas horas.
Um outro fator alto de distração e reclamação da galera que divide apartamento são as pessoas na casa. As pessoas se tornam uma distração, vindo conversar, querendo atenção. É preciso estabelecer certas regras em casa e dizer: “preciso que meu horário de trabalho seja respeitado, podemos conversar depois?”. Abaixo, você verá que tem um tempo pra fazer isso, e não precisa ser uma distração. Por mais difícil que seja, é preciso impor limites. Caso você seja a pessoa que distrai a pessoa que mora contigo, a distração acaba sendo pra ele e pra você. Policie-se!
5. Hora do break
Quando você estava na sua rotina do escritório/local de trabalho, uma coisa é certa: a hora do break. Você e seus colegas faziam sempre o horário do cafezinho ou chá, batiam um papo leve e humorado, e depois continuavam a trabalhar.
O break é importante, ele te ajuda a socializar e a tirar um pouco do foco do trabalho.
Que tal se você marcar um papo pelo WhatsApp vídeo ou pelo Zoom, diariamente, no mesmo horário, com aquela(e) colega de break? Essa parte da sua rotina deve sim ser mantida. E é aqui que entra o papo em casa. Além da habitual colega de trabalho no horário do café, você pode inserir uns 15 minutinhos de papo com a pessoa que mora com você, pra realmente conversar, e se distrair. É até bom pois você sai do mundo digital um pouco, e da tela de computador/celular.
A distração é importante para elevar a nossa produtividade. Ser produtivo não é trabalhar 8h seguidas. Aliás, um estudo já comprovou que quem trabalha muitas horas seguidas desta forma, acaba produzindo menos. Então, o break de 15min na manhã e outro a tarde, vão ser uma bênção na sua vida e na sua produtividade.
Lembrando: o horário do break deve ser planejado dentro do planejamento diário, ok? É pra colocar tudo lá, até mesmo o horário do break.
E é isso, people! Espero que essas dicas te ajudem a se ajustar nessa nova realidade que vivemos. E ó, já aviso, escuta o que a tia Rach tá falando! Eu trabalho home office há quase 4 anos, TODO SANTO DIA. Se eu te dei todos essas maneiras de aumentar e equilibrar sua produtividade, é porque funciona. Eu jamais falaria uma coisa pra você que eu mesma não tivesse testado e comprovado, ainda mais se tratando de organização.
Boa sorte e depois me diz se você conseguiu alcançar a produtividade equilibrada que todos estamos em busca!