5 motivos para você começar a fazer networking hoje mesmo

Você já faz ou tem protelado?

Sabe o QI? Aquele negócio importantíssimo que utilizamos pra conseguir vagas? Ele é sim bastante necessário no exterior também e aumenta muito suas chances de conseguir um trabalho maneiro em outro cantinho do mundo.

Mais conhecido como QUEM INDICA, essa forma de candidatura tem um passo anterior que nem todo mundo faz, e se chama networking!

Fazer networking é uma tarefa árdua, e bem mais complexo do que muitos imaginam. Quando a gente pensa em LinkedIn, já vamos logo pensando em fazer conexões, e não pensamos ou paramos pra refletir sobre o networking que precisamos por trás dessa conexão.

Existem, claro, alguns obstáculos na nossa cabeça, que nos impedem de agir e fazer o networking corretamente. Eu chamo isso de muro invisível. São muros que construímos e que facilmente podemos derrubar com informação.

Dentre os obstáculos estão a vergonha, a timidez, não gostar, não achar necessário, não saber como fazer ou por onde começar, achar um porre. Qual o seu? Tá na lista ou é outro? (risos). Para um melhor aproveitamento desse texto, escolha qual é a sua opção de obstáculo, e, a partir de agora, chamaremos isso de paranauê. Eu gosto dessa palavra!

Meu intuito com esse texto é quebrar o seu “preciso fazer networking MAS…” pra que você perceba que você precisa fazer networking PONTO. Vai doer um pouco. Te amo, tá?

1. O paranauê não paga boleto!

Vamos começar pelo óbvio necessário? Seus boletos tão lá, acumulando, e você, tá dando uma de Xuxa, todo mês joga todos pro alto e escolhe um pra pagar.

Ok ok. Talvez isso não esteja acontecendo com você, ó imigrante que já está no exterior, mas, fala sério, os boletos tão lá pra pagar mesmo. E, dependendo do seu trabalho, você paga eles com muito suor ou não. Mas, o boleto é gerado e enviado e você tem que pagar.

Toda vez que você pensar “preciso fazer networking mas o paranauê”  lembre-se dos boletos. OS BOLETOS NÃO PARAM. E mude para “preciso fazer networking pra pagar os meus boletos”.

2. Te ajuda a sair da zona de conforto

Networking dá trabalho. É conversar, é interagir da forma certa, é conhecer pessoas, é se jogar. E isso tudo dá medo, vergonha, gera frustração, e tem gente que simplesmente não gosta. Eu entendo o teu paranauê, eu sofro de alguns desses também, juro que sofro! Mas, fazer networking, é só mais um passo que você precisa dar no exterior, pra sair da sua zona de conforto.

Falando sério agora, para e pensa só por 1 minutinho: você foi pro exterior com o intuito de sair da sua zona de conforto. “Vou pro exterior e ficar na minha zoninha de conforto” – disse uma pessoa nunca. Quem vai pro exterior (ou quer ir), já sabe que vai ter que sair dessa zona, que vai ter que se dedicar. Pense que o networking é só mais uma parte dessa sua trajetória. É só mais uma forma de você se superar, e mostrar porque você fez isso tudo.

3. Expandir o seu clubinho

A ideia do networking é simples: aumentar sua rede de contatos de trabalho. Só. Você não precisa ser amigo de ninguém, não precisa contar suas intimidades, e, idealmente, o ponto principal que você tem ali, é falar sobre trabalho. Sobre oportunidades, sobre novidades na sua área. É uma troca, de informações, de experiência.

Porém, algumas pessoas podem acabar passando nessa peneira e se tornar mais que um mero contato de trabalho.

Quem já está no exterior sabe como essa jornada é solitária. Muitos dias nos sentimos sozinhos, como se não pudéssemos contar com ninguém. O networking pode te ajudar a fazer novos amigos, sem dúvida.

4. A porta pro aprendizado

Pra quem ainda não entrou no mercado de trabalho que deseja, ou já entrou mas quer crescer, fazer networking é uma ótima forma de você aprender. As pessoas trocam experiências, podem sugerir cursos que você nem sonha que existem, e te explicar sobre novidades, novos processos.

Aliás, um networking bem estruturado, pode te gerar novas ideias e novas formas de trabalhar, que são mais eficazes do que a sua forma atual.

5. Tem uma empresa que precisa de você!

Eu sei que o paranauê não te deixa enxergar a importância de você fazer networking, porém, é o networking que vai te abrir portas. Agora, imagina só que existe uma empresa, em algum canto do país que tu mora (ou quer morar), que precisa muito de alguém exatamente como você, com o seu perfil e o seu jeitinho encantador. E você, por não ter feito networking, não sabe que essa empresa existe. A tragédia!!! (Encosta tua cabecinha no meu ombro e chora)

Então, lembre-se: tem alguém no mundo que precisa de você, dos seus serviços, e o paranauê que te impede de fazer networking, te impede também de ir até lá e ajudar essa empresa a ser melhor.

Muitas pessoas acreditam que fazer networking é pura falsidade, babação de ovo, desnecessário. Já eu, acho que é uma forma de abrir portas, enxergar e gerar oportunidades, e se abrir pra esse novo mundo que você vive.

Importante dizer que, networking é mais que adicionar recrutador! Networking também é adicionar pessoas da sua própria área, interagir com elas, e aprender com elas.

Se você tem medo de fracassar, de não conseguir, de ninguém te dar atenção, lembre-se dos motivos dados acima, e lembre-se que a rejeição faz parte da vida, mas existem milhões de pessoas do mundo pra você focar apenas naquele que te rejeitou. Então, foca no que te dá atenção, foca nas pessoas que te respondem. E, se não estão respondendo, ao invés de desistir, reflita: como posso fazer isso de uma forma mais eficaz? O que aprendi com isso e como posso melhorar?

Não posso deixar de usar a clássica frase de mamacita aqui “vergonha não leva ninguém a lugar nenhum”. Nem preciso dizer que o paranauê pra não fazer networking, também.

Você gostaria de saber mais sobre como fazer networking?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *