Como superar as barreiras de um novo idioma quando estamos lá fora?

Estar em um país com um idioma diferente pode representar um grande desafio, que envolve superação de medo e até vergonha… No entanto, existe um tipo de barreira em relação à vivência em meio a um idioma diferente da língua materna que pouca gente fala: o cansaço em ter de pensar e se comunicar em uma língua que não é a sua o tempo todo.

Se você já saiu do Brasil, mesmo que só para viajar, deve saber que ler, falar e ouvir outra língua o dia inteiro cansa. Imagina quando você mora em outro país?

Mesmo quando já temos uma certa noção do idioma, existem muitas dificuldades a serem superadas…

Eu falava inglês fluentemente antes de sair do Brasil e me lembro de sentir um certo grau de loucura quando chegava em casa à noite, tendo ouvido inglês o dia inteiro, sem nenhum intervalo. Do momento em que eu colocava o pé fora do quarto, era inglês pra tudo quanto era lado! Em uma propaganda no metrô, ouvindo as pessoas falarem no museu, conversandocom diversas pessoas.

Lembro que, nos primeiros meses, eu chegava em casa exausta. O cérebro não queria ouvir mais nada que fosse pronunciado.

Mas como superar esse início? Para te ajudar, aqui vão algumas dicas…

Prepare-se!

O truque está na preparação antes de sua ida. Saber o básico do idioma já irá ajudar a não sentir esse cansaço mental constante.

Preparar o terreno com playlists brasileiras e ter alguns filmes/novelas nacionais de prontidão também são bons aliados.

Meditação

Recomendo e muito. Sou fã da prática e faço todos os dias de manhã. Gosto tanto e acredito tanto nisso, que, recentemente, fiz um curso para me tornar instrutora.

Meditação equilibra a mente e traz você para o momento presente, o que diminui estresse, ansiedade e sensações de mal-estar.

Se eu praticasse meditação quando me mudei para o exterior, minha experiência teria sido bem diferente, com certeza.

Aconselho meditações guiadas em português, exatamente para você ir ao encontro do seu idioma natal e relaxar. Se preferir, pode fazer meditação apenas com música instrumental ou em silêncio. Nesses casos, é necessário ter praticado antes, para já estar acostumado.

Faça uma atividade física

E o que isso tem a ver com falar outra língua, né?

Bom, vamos pensar que a prática constante de um novo idioma gera cansaço mental, e esse cansaço pode ser amenizado praticando exercícios físicos. Simples assim.

Tenha o dia brazuca

Pelo menos uma vez a cada quinze dias, procure ter um dia em que você só irá pensar, falar e ouvir português. Converse com sua família, leia notícias, assista filmes e escute música brasileiras.

Isso irá amenizar um pouco do choque do contato com o idioma.

Além do idioma, existem outros tipos de cansaço mental como certos trabalhos no exterior. Independente do motivo do seu cansaço mental, saber o que fazer em situações de angústia já será um grande passo na hora que você estiver em um novo país.

Revisão de texto: Marcella Sarubi. É jornalista e diretora da Digital Lab, agência de content, inbound e marketing digital. É cozinheira amadora e leitora voraz. Gostaria de ler todos os livros do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *