Como você já deve saber, ou não, morei por três meses e meio nos Estados Unidos. E, lá, tive a oportunidade de conhecer muitas pessoas que estavam vivendo na completa ilegalidade. Pessoas que, inclusive, fizeram a loucura de atravessar o Rio Grande e suas fortes correntezas.
Isso me deu uma perspectiva totalmente diferente sobre a ilegalidade. Pois, sempre ouvi histórias de várias pessoas que foram ilegais, e que, apesar disso, conquistaram uma vida bacana, e vivem o tão desejado sonho americano.
Mas, ledo engano! Esse sonho é mais difícil de ser conquistado do que nos mostram nos filmes e seriados, então não se deixe enganar por essas mídias.
Todas as pessoas que conheci e atravessaram o Rio Grande, além de colocar suas vidas em risco ao atravessar uma correnteza extremamente forte, também acabavam em trabalhos precários, em locais horrendos, e batalhando pra pagar suas dívidas imensas. Ir ilegalmente custa, ao meu ver, mais caro, pois, muitas mulheres pagam essa dívida se prostituindo, e a maioria dos homens trabalham 18 horas por dia levantando saco de cimento. Não tem como pagar a dívida de forma digna, pois a dívida é grande demais. É surreal! É mais caro pois você não paga apenas em dinheiro, mas até mesmo com uma mudança drástica da sua vida.
Mas, o mundo não é só os EUA, e tem muitas pessoas planejando entrar em locais como Canadá, Austrália e cantinhos da Europa, sem o visto necessário.
Escuto sempre mais do mesmo: “é que eu falei com uma menina que tá em Portugal, e ela disse que é tranquilo.”
Gente, não é tranquilo. Existem riscos. E ela, com certeza, não está te passando todos os detalhes. Até porque, muitas vezes, a própria pessoa não tem noção dos riscos que corre. Ela diz que é tranquilo porque, de forma geral, é tranquilo, mas, tenho certeza, que a vida dela seria muito mais tranquila dentro da legalidade do país. Não compare a foto dela e a superficialidade com que ela fala, com a realidade.
Você já parou pra pensar que esse tipo de burocracia existe pra sua proteção? Quando pensamos no visto e carimbo no passaporte, achamos que isso é apenas um procedimento burocrático pro país, uma forma de controle. E, apesar de ser muito isso, não é apenas isso.
Um visto vai lhe proteger a não trabalhar em um local que praticamente te escravize, trabalhando muitas horas por praticamente nada, o que é bem comum na ilegalidade. Esse visto também lhe traz oportunidade de segurança pois, com ele, você pode alugar casas por um valor justo e ter uma moradia digna. Você terá os documentos necessários do país. E, caso o pior aconteça, tendo o visto, você poderá ir em uma delegacia e reportar algum crime que você sofreu, sem preocupação de ser deportado.
Lembro de ver algumas vezes, na televisão, casos de imigrantes que moram em casas sem saneamento básico, colchão sujo no chão, pouca eletricidade…é treva! Também conheço pessoas que conseguiram alugar ótimas moradias, lindas, mas pagando duas ou até três vezes mais que o normal. Imagine você, recebendo menos que um salário mínimo e gastando bem mais do que você pode? Não vai ser fácil, acredita na Rach!
O pior de tudo é que sua integração será muito difícil. Você não vai confiar nas pessoas, não vai conseguir trabalhos e moradias próximo a pessoas que são da nacionalidade local, o que significa que você terá menos chance de lidar com a nova cultura, que é a melhor e maior experiência do intercâmbio. E ó, já te aviso, os brasileiros deduram muito uns aos outros. Conheço muitos casos de pessoas que ligavam na imigração anonimamente dando telefone, endereço de moradia e de trabalho de “amigos”. Todo cuidado é pouco.
Viver o seu sonho é importante mas, é importante refletir, a que custo? Você pensa que vai ter mais qualidade de vida mas, será que vai mesmo? Vale colocar sua vida em risco, literalmente?
O motivo o qual é importante ter o carimbo no passaporte e o visto, é porque isso vai te ajudar a ter ainda mais conquistas no futuro, conquistas que você ainda nem consegue enxergar. É importante pois andar nas ruas tranquilamente, trabalhar sem preocupação, sem ter medo de deportação, é uma vida com qualidade altíssima.
Aqui vão alguns locais que tem mais flexibilidade de entrada, tanto para trabalhar quanto para estudar: Canadá, Irlanda, Austrália, Nova Zelândia. Todos estão dando oportunidades para viver lá, pelo menos por um tempo, inclusive trabalhando. Esses quatro são os principais que tem inglês como idioma, mas, tem outros países flexíveis na jogada, é só checar as regras de imigração de cada local, e não necessariamente de língua inglesa.
A Nova Zelândia, por exemplo, tem uma flexibilidade maravilhosa pra trabalho e estudo. O Canadá está precisando de pessoas pois a população não cresce há alguns anos. Você sabia que, no Canadá, eles estão precisando desesperadamente de barbeiros e cabeleireiros? Pois é. Não tem gente o suficiente pra essa profissão. É algo que você pode considerar, e ainda, de quebra, pode abrir seu próprio negócio por lá, eventualmente (não saia daqui já pra abrir um negócio. Vá primeiro, se estabiliza, vê a necessidade do mercado, e então abra um negócio.)
Existe tanto mundo nesse mundo que chamamos de planeta terra, pra quê aceitar migalhas e viver ilegalmente?
Você sabe que eu quero muito que você viva o seu sonho! E, me escuta quando eu digo, bom mesmo é ir pra um local onde as portas estão sendo abertas pra você.