Qual o tipo de comunicação da sua cultura?

Não sei se você já reparou mas, cada cultura se comunica de uma forma. Umas, tem uma comunicação parecida, outras, bem diferentes. Algumas são diretas, o famoso curto e grosso, enquanto outras, são mais indiretas, falando sem falar.

E isso vai além da cultura de comunicação de país, pois cada estado também tem sua forma de falar, assim como cada cidade. E, até mesmo, família e pessoas dentro dessa família, terão uma forma diferente de se comunicar.

Antes de falar mais sobre os tipos de comunicação, e qual o tipo de comunicação a nossa cultura utiliza, gostaria de explicar a importância dessa informação quando o assunto é sair do país…

Entender a forma como devemos nos comunicar, vai nos ajudar em diversos tipos de situações quando estivermos no exterior. É uma forma mais fácil de criar laços de amizade com pessoas da nova cultura, por exemplo, assim como poderá nos ajudar no trabalho.

Então, é essencial reconhecer e entender como funciona a forma de linguagem da nova cultura, e, principalmente, da sua.

Ter o conhecimento do seu tipo de linguagem comunicativa, irá lhe ajudar a entender as suas necessidades, para você conseguir se ajustar quando uma pessoa tiver um tipo de comunicação diferente da sua.

Neste texto, busco lhe mostrar formas diferentes de comunicação, para que você consiga se adaptar mais facilmente quando estiver no exterior.

Vamos aos tipos de comunicação?

Direta 

Em um conflito ou quando entregando uma mensagem mais difícil, corre o risco de ofender e até mesmo magoar o outro.

Indireta

Em um conflito ou quando entregando uma mensagem mais difícil, mantém um relacionamento cordial mas pode correr o risco de não conseguir se expressar de uma forma correta e ser mal interpretado.

Alto contexto

Feito através de uma comunicação mais implícita (indireta). Uma pessoa que aprecia mais o significado de gestos, postura, tom de voz e o contexto da situação como um todo.

Baixo Contexto

Feito através de comunicação explícita (direta). Favorece nitidez e instruções mais detalhadas.

Afetiva

Um tipo de comunicação onde são demonstradas emoções e mais calor humano. Estabelece e mantém uma conexão pessoal e social com o outro.

Neutra

Um tipo de comunicação mais completa, precisa e desconectada com o outro.

Formal

Observa e segue protocolos e rituais específicos.

Informal

Abrange a familiaridade e espontaneidade.

É claro que somos uma grande mistura de todas essas formas de linguagem, mas, com muitas diferenças.

Cabe a você reparar onde você se encaixa mais e como sua nova cultura se encaixa nisso também.

No Brasil, de uma forma geral, somos uma mistura de linguagem indireta, afetiva e informal.

Temos a tendência a fazer pedidos de forma indireta, sem pedir e falar exatamente o que queremos dizer, o famoso pisando em ovos. Somos afetivos e calorosos, e raramente somos formais, mesmo no ambiente de trabalho.

Somos todos assim, Rachel? Claro que não! Estou generalizando pois é a forma de comunicação mais comum, mas isso pode variar de acordo com a localidade e até mesmo a personalidade da pessoa.

E aí? Que tipo de comunicação você se encaixa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *