Trabalhar no exterior: sem isso você não consegue!

Me responde uma perguntinha, com muita sinceridade: você entraria em um avião se soubesse que o piloto, e o copiloto, não estudaram nem 1 dia de suas vidas pra pilotar aquele avião?

Acredito que a resposta unânime seria “NÃO”. Não entraríamos nesse avião pois queremos um piloto e copiloto experientes, que tenham estudado, passado horas em simulador de voo, até estarem prontos pra realmente pilotar um avião.

Por algum motivo, quando se trata da nossa vida, nós fazemos exatamente isso! Nós acreditamos que os estudos da escola e faculdade serão mais que o suficiente pra enfrentarmos a vida, principalmente o mercado de trabalho, mas, conforme vamos vivendo, um bando de desventuras acontecem, e acreditamos que é pra ser difícil assim. Entramos em um avião sem um piloto e copiloto experiente, quiçá foi só um reles mortal que entrou na cabine, e, quando o avião começa a ficar descontrolado, começando a cair, culpamos o tempo, a turbulência, o triângulo das bermudas, e não enxergamos o simples fato de que entramos em um avião sem alguém que saiba pilotar.

Quando entramos na jornada que é a vida, ninguém nos ensina a pensar e refletir sobre nós mesmos. A gente pensa que se conhece bem, e que isso será o suficiente pra encontrarmos nosso rumo. A realidade é diferente, pois, o quanto nos conhecemos não é o suficiente pra crescer e desenvolver, tendo uma vida ainda melhor, com mais conquistas e menos derrotas.

O problema é que quase ninguém sabe disso. Então, a maioria de nós continua com mais derrotas do que conquistas, pois, acreditamos que é pra ser assim. Mas, eu tenho um segredo pra te contar: NÃO É PRA SER DIFÍCIL ASSIM.

As escolhas e decisões difíceis? Essas deveriam ser feitas mais facilmente. Aquele trabalho dos sonhos? Ele é mais possível do que você imagina. Viver a vida que você sempre desejou? Isso está totalmente ao seu alcance.

Eu sei, que loucura! Deixa eu te explicar aqui rapidinho.

Imagina uma escada. Você quer subir e chegar no primeiro andar. Pra você subir até lá, você vai precisar subir de degrau em degrau, correto? Cada degrau conta. E, quanto mais alto o degrau, mais difícil será a subida.

Digamos que, ao invés de chegar ao primeiro andar, você queira conquistar o trabalho dos seus sonhos. Qual seria o primeiro degrau? Acredito que a maioria das pessoas dirão que os estudos. Elas pensam: “Pra eu conseguir esse trabalho, eu preciso de um mestrado, ou uma pós, ou um curso específico…”

Mas, veja bem, não adianta você ter tudo quanto é curso e estudo foda, se você não tem CORAGEM pra aplicar pra nada. O seu trabalho dos sonhos fica lá, nos sonhos, sem você agir em cima, pois, tem MEDO. Medo de falhar. Medo de não conseguir. Medo de não ser bom o suficiente.

E de onde vem a falta de coragem? Isso vem quando temos uma autoconfiança muito baixa. Não acreditamos em nós mesmos, não acreditamos que somos o suficiente, que conseguimos conquistar. A falta de autoconfiança é um dos maiores impedimentos na hora da tomada de decisões, por exemplo. Muitas pessoas protelam decisões pelo simples fato de não confiarem em suas escolhas. PESADO ISSO, NÉ? Leia essa frase em negrito de novo, é importante!

E de onde vem essa autoconfiança baixa? Da falta de conhecimento próprio. Simples assim. Você não se conhece, não entende o seu núcleo, não sabe do que é capaz. Nossa tendência é sempre focar no que falta, e acaba que não focamos no que já temos e que podemos realçar, aproveitando isso pra benefício próprio.

Então, você pode fazer uma pós em Yale, um doutorado em Harvard, mas, sem autoconhecimento, tu não sobe escada nenhuma. Autoconhecimento é a base, o primeiro degrau.  Autoconhecimento é você aprendendo a pilotar o avião que é a sua vida.

Se você chegou ao final desse texto, PARABÉNS! Você é um ser diferenciado e não é mais um na multidão. Muitas pessoas deixam tudo isso de lado e focam apenas no desenvolvimento através do estudo, e não investem 1 centavo se quer no desenvolvimento pessoal e profissional. O fato de você estar aqui me mostra que você é diferente e merece um tratamento diferente.

Com isso em mente, vou listar algumas formas de dar o 1º passo, em prol do autoconhecimento:

– Você pode comprar um (ou mais) livro de desenvolvimento pessoal. Mais conhecido como auto ajuda. Odeio essa palavra: “auto ajuda”. Banalizaram a parada e virou algo horrendo, mas, é sensacional. Cresci muito com livros assim e você pode crescer também. Pesquise online por livros interessantes dentro do que você precisa.

– Comece a se questionar. Questione suas decisões, suas faltas de decisões. Questione seus sentimentos. Se você se sentiu desmotivado, pergunte-se: porque me senti assim? Qual foi o gatilho pra me fazer sentir isso? PERGUNTE ISSO PARA VOCÊ.

– Seja responsável pelas suas escolhas, inclusive suas falhas. Não sinta culpa por errar. Não se arrependa. Aceita, aprenda com isso e segue em frente, faz melhor. Aliás, essa é a melhor pergunta que você pode se fazer quando errar: “o que eu posso aprender com isso?”

– Solicite feedback construtivo de pessoas que você ama/respeita. Pergunte à elas o que você faz bem e o que precisa melhorar. Se comprometa com essa mudança.

– Entenda quais são suas crenças e valores. Se pergunte o que é importante pra você, pra sua vida, pro seu mundo.

– E, por último, mas, sem dúvida, o mais importante e o que mais indico! Invista em mentorias, coaching e cursos de desenvolvimento. Taí outra palavra banalizada no Brasil: coach. Virou algo horrendo, e muita gente zoa, não suporta, mas, de novo, é algo totalmente transformador. Um dos melhores cursos que fiz até hoje, tinha o coaching como base. E foi uma das maiores transformações que vivenciei até hoje. Eu mesma uso muitas técnicas de coaching pra ensinar meus alunos a serem versões melhores de si. Sem dúvida, ter alguém que te ajuda nessa processo, é muito mais transformador.

Não será fácil, mas será PERMANENTE. É uma daquelas mudanças de vida que realmente ficam,e, dali em diante, nada mais será igual.

Lembre-se do seguinte: você é seu maior problema. E você também é a sua maior solução. Tá tudo aí dentro de você. Você só precisa fazer a pergunta certa. Ou, contratar alguém pra fazer essa pergunta pra você.

E é assim, que você vai conseguir aprender a realmente pilotar o seu avião.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *