Você foi. Você voltou pro Brasil. E agora quer ir pro exterior de novo.

O caso comum dos voltantes arrependidos

Recentemente, tenho visto uma situação constante nas minhas redes sociais: os voltantes arrependidos.

É aquela galera que estava no exterior, estava até bacaninha por lá no subemprego, mas queria mais, não sabia como fazer pra conseguir o mais, voltou pro Brasil e agora tá cão arrependido querendo voltar de onde parou lá no exterior. Também pode ter voltado por causa de família, namorado(a), amigos… o motivo o retorno não é tão importante quanto a necessidade de voltar pro exterior.

Não vou focar este texto onde você errou, porque não adianta mais. Você já fez tudo, não dá pra voltar no tempo e mudar o passado, mas dá pra gente mudar o presente pra construir um futuro mais de acordo com o que você quer. E o que você quer é:  1. saber se você deve voltar mesmo pra lá ou não, e 2. como voltar. (Tô enganada? risos)

Então, vamos lá que eu tenho algumas coisas que podem te ajudar com isso.

1. É sobre você!

Essa é uma decisão muito pessoal, e não deve ser baseada em nenhuma outra pessoa além de você. Nunca, absolutamente NUNCA pense em outras pessoas quando for tomar essa decisão. Porque, se você se arrepender, você vai culpar a si e a outra pessoa. (Acredite! risos)

Aqui, é muito importante refletir sobre o que você quer alcançar na vida de forma geral, pois muito além do país que você quer viver, é saber como é a vida que você deseja viver. O que cabe nessa vida? O que você valoriza nessa vida? O que você busca? O que você quer que esteja presente diariamente?

2. O que você aprendeu com tudo isso?

Tenho certeza que você aprendeu muito com a sua trajetória, desde o início da sua vida no exterior até o seu retorno ao Brasil. E agora é hora de fazer um balanço.

De tudo que você aprendeu, o que você gostaria que fosse diferente?

Talvez você trabalhou em subemprego por 3 anos durante o tempo que esteve lá e dessa vez gostaria de focar em ter uma carreira na sua area. Ou talvez você foi pro país X  e agora quer ir pro país Y.

Reflita sobre tudo. Escreva isso em um caderno, pra não se perder nos pensamentos.

E acho bacana você refletir sobre as coisas que aconteceram e que você quer que continue acontecendo por lá. Isso é igualmente importante de ser avaliado.

3. A lei do retorno

Se você realmente quer retornar e fazer acontecer lá na gringa, só tem uma “lei” que precisa ser seguida: você precisa fazer melhor do que da outra vez.

Se você voltou, é porque algo deu “errado”, é porque algo incomodou, não estava de acordo com a sua expectativa.

Então, você precisa alinhar a expectativa do que você quer hoje. Pega a listinha com os erros e acertos, das coisas que você quer mudar, e veja: “essa expectativa que eu tenho, condiz com a realidade? É possível? Que provas eu tenho que garantem que é possível?”

Exemplo: eu estava em subemprego há 3 anos em Portugal e decidi voltar ao Brasil. Agora quero trabalhar na minha área lá fora. Essa minha expectativa é possível? O que me garante ser possível?

Claro, não existem garantias, mas a sua expectativa tem que ter base, tem que ter fundamento. Não adianta você querer construir uma casa começando a colocar móveis lá dentro se ela não tem parede, chão ou teto.

Pra sua expectativa acontecer, você precisa refletir sobre a realidade dentro dela. Porque as vezes criamos expectativas irreais e, quando não acontece da forma que esperamos, nos decepcionamos. Esse é um outro fator que acaba gerando um retorno precoce de quem estava no exterior, e essa pessoa se torna voltante arrependida.

A decisão do retorno é delicada e deve ser muito bem pensada. Tudo que você não pensou na hora de voltar ao Brasil, agora precisa ser pensado em dobro, porque, imagina ir pra lá e querer voltar MAIS UMA VEZ? Haja coração pra ir pro exterior, voltar pro Brasil, voltar pro exterior e querer voltar pro Brasil.

Então, siga os passos desse artigo e reflita BEM sobre tudo que você quer, pra tomar uma decisão que não seja apenas emotiva e apenas racional. Os passos que dei aqui, te ajudam a equilibrar isso.

E, caso você esteja no exterior e avaliando um possível retorno, algumas dessas dicas já funcionam pra ti. Em breve farei um post mais elaborado sobre isso então me siga nas redes sociais pra aproveitar a dica. O Instagram é onde público mais.

Espero que minhas dicas tenham ajudado quem está no Brasil e pensando em voltar pro exterior. Se sim, me deixa um comentário. Se você ficou com alguma dúvida, é só mandar no comentário também que eu te respondo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *